CNH Digital RJ

Você já ouviu falar sobre a CNH Digital RJ? Ela é uma nova versão da famosa carteira de identidade que já conhecemos só que, agora, com o diferencial de ser completamente online.

A CNH Digital RJ ou CNH-e é uma nova forma de documentação oferecida pelo Detran de alguns estados do Brasil, por meio da qual o usuário consegue acessar todos os seus dados da carteira de habilitação pelo celular.

Dessa forma, o cidadão não precisa carregar o tempo todo o documento físico, pois a versão digital vale da mesma maneira que a carteira tradicional.

Esse projeto do Detran busca facilitar a vida do trabalhador, oferecendo opções simples que tornam o dia-a-dia do condutor mais fácil.

Quer saber como isso funciona? Então continue lendo este artigo pois eu vou mostrar tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital RJ, desde o seu funcionamento até como ativar o documento online. Confira!

CNH Digital RJ


CNH Digital Detran RJ

A CNH Digital foi implementada nos estados brasileiros em 2018 e desde então vem conquistando muitos condutores por aí.

Afinal, a praticidade de ter em mãos a carteira de identidade diretamente na tela do celular é algo que ajuda muito no dia-a-dia do cidadão.

Essa novidade faz parte do plano de melhorias tecnológicas dos governos estaduais, que buscam unir a tecnologia e os serviços públicos, a fim de facilitar a vida do cidadão.

Com isso, o objetivo da CNH Digital RJ é tornar tudo mais fácil para o condutor e garantir que problemas chatos como o de esquecer a habilitação em casa não aconteçam mais.

Sendo assim, a CNH Digital RJ atua exatamente como o documento tradicional, possuindo, inclusive, o mesmo valor jurídico que a CNH impressa.


CNH Digital RJ como funciona

Como falamos no tópico acima, a CNH Digital RJ foi criada para facilitar a vida do condutor, oferecendo uma versão eletrônica da carteira de habilitação.

Assim, a CNH Digital RJ funciona como uma forma de substituir a tradicional habilitação, permitindo que o usuário saia de casa sem precisar carregar vários documentos.

O serviço está disponível em todo o estado do Rio de Janeiro e em alguns outros lugares da região sudeste do Brasil, podendo variar de acordo com a jurisdição do Detran.

Sua emissão, além de tudo, é gratuita e pode ser feita online, com apenas alguns cliques.

A CNH Digital RJ ou CNH-e é uma opção para aqueles condutores que não gostam de andar o tempo todo com o documento impresso e que procuram por facilidade no dia-a-dia.


CNH Digital RJ como fazer

A CNH Digital RJ está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, plataforma oficial onde o usuário consegue realizar o cadastro da habilitação, a fim de carregar consigo o documento em formato digital.

Assim, para fazer a sua CNH Digital RJ é simples e ela pode ser feita através do site do Detran ou em um dos postos de atendimento.


CNH Digital RJ cadastro

O cadastramento da CNH Digital RJ requer etapas presenciais e online. Dessa forma, para realizar a inscrição da mais nova versão da carteira de habilitação, é necessário:

Passo 1: Com a CNH atualizada com o QR code em mãos, vá até uma agência de atendimento do Detran e faça a validação dos seus dados – telefone e e-mail. Feito isso, comece o processo de solicitação da CNH Digital RJ online.

Passo 2: Acesse o site do Denatran e realize o cadastro na plataforma do Departamento de Trânsito.

Passo 3: Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicações do seu smartphone.

Passo 3: Informe o seu CPF e faça login com o código de ativação fornecido na etapa de cadastramento no site do Denatran.

Passo 5: Crie uma senha de acordo com os requisitos da plataforma e faça login no app.

Dessa forma, a CNH Digital RJ irá abrir na tela do seu celular e estará pronta para que você use.


CNH Digital RJ app

A aplicação Carteira Digital de Trânsito está disponível para o usuário com e sem internet, pois, dessa forma, o condutor tem acesso a todas as informações da sua CNH Digital RJ quando precisar.

O aplicativo da Serpro está disponível na PlayStore e na App Store.

CNH Digital RJ app


Ativar CNH Digital Detran RJ

Como dito nos tópicos anteriores, a ativação da CNH Digital RJ pode ser feita através do aplicativo, onde com apenas alguns cliques o documento fica disponível para o uso.

Para isso, basta seguir o passo a passo do cadastramento e pronto, a sua CNH Digital RJ estará finalizada.


CNH Digital RJ é válida como documento?

Por ser uma versão online, muitos se questionam se a CNH Digital RJ vale assim como o documento original.

Nesse sentido, vale ressaltar que a CNH-e tem mesmo função da habilitação tradicional e o mesmo valor jurídico, podendo ser utilizada como documentação assim como todos os outros.

Conseguiu entender tudo sobre a CNH Digital RJ? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

DetranRiodeJaneiro

O DetranRiodeJaneiro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.