Consulta Renavam RJ

Você, morador do Rio de Janeiro, está precisando realizar a consulta do Renavam RJ, mas ainda não sabe como fazer isso?

Pois então fique tranquilo. Isso porque neste artigo iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é esse documento e como conferir sua situação. Acompanhe.

Consulta Renavam MG


Consulta Renavam RJ pelo nome

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente algumas informações sobre o que é o Renavam e o Detran – órgão que o controla. Para isso, resumimos suas definições abaixo. Confira:

O Renavam é um número equivalente à identidade do seu veículo, da mesma forma como nós cidadãos temos nosso RG e CPF. Cada número do Renavam é único, representa um carro e possui sua especificidade em cada estado.

Já o Detran RJ é o órgão de trânsito responsável pela fiscalização, controle e organização de processos de formação de novos condutores, bem como serviços de consulta da situação de veículos na região.

Logo, agora que você tem as informações básicas sobre o que é o Renavam, podemos prosseguir para o passo a passo de como realizar uma consulta do Renavam RJ.

Para consultar, acesse o portal do Detran RJ através do link. Ao fazer isso, você será direcionado para a página referente ao Nada Consta do veículo. Em seguida, preencha o formulário com o número do Renavam do seu veículo, confirme o código de segurança e clique em consultar.

Assim, você terá em tela todas as informações referentes ao seu carro.

Lembre-se de que não é possível realizar a consulta do Renavam RJ somente pelo nome do proprietário do veículo, certo?


Consulta Renavam RJ pela placa

Se preferir, você pode realizar a consulta do Renavam RJ pela placa do seu veículo. Nesse caso, é só acessar o portal do Detran RJ no link e realizar a consulta ao cadastro do veículo.

Assim, será necessário inserir as informações referentes à placa do carro e, por fim, confirmar os caracteres de segurança. Feito isso você poderá conferir as informações do seu carro. Muito fácil e prático, não é mesmo?


Consulta Renavam RJ pelo CPF

Conforme já explicado, para consultar o seu Renavam e as demais informações do seu veículo, você deve ter acesso à situação do automóvel através do site do Detran RJ.

Nesse sentido, vale ressaltar que infelizmente não existe uma opção para você que deseja acessar essas informações apenas com o número do seu CPF.

Logo, tenha em mãos o número da placa do seu carro e realize a consulta do Renavam RJ como já explicado neste artigo.


Consulta Renavam RJ pelo Chassi

Assim como já explicado, para fazer a consulta do Renavam RJ, basta acessar o Nada Consta, munido das informações do Renavam do seu veículo para que assim todas as informações que você precisa saber fiquem dispostas em tela.


Consulta Renavam RJ pelo Denatran

Há ainda a opção de realizar a consulta do Renavam RJ através do site do Denatran.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o portal do Denatran, clicar na opção “Meus veículos” e, em seguida, realizar o login na conta de acesso único do Gov.br

Basta inserir seu CPF e senha cadastrada previamente para ter em tela as informações referentes à situação do seu veículo.

Se você ainda não possua uma conta, clique na opção “Crie sua conta” e preencha os formulários eletrônicos com as informações pedidas.

Por fim, crie sua senha e já poderá acessar o sistema do Gov.br a fim de visualizar a situação do seu carro.


Consulta Renavam RJ busca e apreensão

Para realizar o serviço de consulta de busca e apreensão, assim como o de dívida ativa, é necessário acessar o sistema central do Denatran.

Assim, ao entrar no site você deverá informar sua senha de acesso único do gov.br. Em seguida, serão disponibilizadas as informações referentes à busca e apreensão do seu automóvel.


Consulta Renavam RJ dívida ativa

Consulta Renavam RJ dívida ativa

Como citado anteriormente, se você precisa consultar alguma dívida ativa do seu Renavam e emitir um documento para pagamento dela, você deve acessar o sistema do Denatran.

Dessa forma, ao acessar o sistema, lembre-se de selecionar a opção referente à emissão de Guias de Recolhimento do Estado, mais conhecidas como GARE.

Para isso, é só inserir as informações solicitadas, que neste caso é apenas o número do Renavam, e enfim clicar em “pesquisar”.

Feito isso, você pode emitir sua guia de pagamento, bem como visualizar o valor dela as e opções de parcelamento, se houver. Tudo é sempre muito prático e rápido para facilitar bastante o seu dia a dia.

Em suma, ficou mais fácil entender como funciona a consulta do Renavam RJ? Se houverem dúvidas em relação a qualquer tipo de consulta no Detran, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar no que estiver a nosso alcance.

DetranRiodeJaneiro

O DetranRiodeJaneiro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.